A atual crise política no Brasil

Estamos vivenciando atualmente no Brasil a queda, praticamente que mensal, de governadores e líderes políticos de grande influência do nosso território. Alguns sendo acusados e outros sendo condenados por crimes de corrupção, entre outros escândalos que surgem em rede nacional.

A atual crise política no Brasil é vergonhosa, desrespeitosa e descarada, por parte da maioria dos políticos, o que entristece o povo brasileiro e ao mesmo tempo os irrita.

A atual crise política do Brasil (2)

Como se pode notar, a irritação dos brasileiros a respeito do assunto já não é mais nenhum segredo desde antes da Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil em 2014, quando milhares de pessoas foram às ruas em manifestações contra o governo, que gastava milhões de reais em obras para o torneio com valores superfaturados, ou seja, os valores declarados como gastos, já estavam sendo considerados suspeitos de: desvios de dinheiro e propina. Desde então já vivíamos uma crise política e financeira com expressão significativa internacionalmente.

Com isso, o povo brasileiro começou a demonstrar sua força por diversos meios de comunicações, como redes sociais, entrevistas em rádios, televisão e até mesmo nas manifestações nas ruas, que atingiram cada vez mais pessoas em todo o Brasil. Um movimento que aglomerou multidões que gritavam os seus direitos e reivindicavam novas medidas exigiam seus direitos. Visto que se estampavam em vários meios de comunicações que havia suspeitas de roubo por parte de empresários e políticos ligados a eles.

Desde então, a crise política no Brasil não termina, e muito se dá em virtude de escândalos que não se vê o fim, um atrás do outro. Pessoas de grande visibilidade e de renomadas carreiras acabaram sendo acusadas de corrupção e outros já condenados por essas acusações.

Como dito, era raro ver pessoas reivindicando seus direitos e solicitando a cassação de políticos por qualquer motivo que fosse, mas com o tempo, isso vem mudando e, graças a essa mudança, a força do povo que é cada vez mais forte, vem fazendo a diferença no que se refere à organização política. Claro que, atualmente ainda vivenciamos uma triste crise política e financeira, mas esse panorama só é vivido por conta das descobertas que estão sendo realizadas pelo poder judiciário, que de forma brilhante, por meio de vários juristas, vem julgando e analisando aqueles que de qualquer modo tiveram alguma relação com qualquer tipo de corrupção que hoje suja a imagem do Brasil.

Essa crise política persistente, que já vem se estendendo há alguns anos, é sem dúvida, irritante e prejudicial ao Brasil e a sua economia, mas é necessária, pois ela só está estampada dessa maneira para o mundo todo porque corruptos e ladrões estão sendo cassados. A cada dia que se passa, novas provas e novos suspeitos são encontrados e, sem dúvida alguma, serão ouvidos em juízo, fazendo ainda que essa imagem persista por algum período, incerto, mas talvez um pouco longo ainda.

O último escândalo que repercutiu em rede nacional e internacional foi a conversa entre o atual presidente do Brasil, Michel Temer e o empresário dono da JBS-Friboi, Joesley Batista. A delação por parte do empresário teve uma repercussão gigantesca, por envolver mais um político e ainda presidente da república, dando agora a incerteza de nova remoção do cargo, aumentando novamente a crise política do Brasil.

A atual crise política do Brasil (1)

A única preocupação que isso acaba gerando é sobre a crise financeira do país, pois apesar dos pesares, a economia vinha se mantendo sem muitas

variações, mas com a negativa repercussão da delação mais recente, o dólar voltou a subir e teve cotação acima de R$ 3,40, e a Bovespa teve uma queda de mais de 10%, interrompendo os negócios. Com isso as incertezas com a taxa Selic, que mantinha ritmo de queda, e as reformas trabalhistas, que estão em análise no Congresso, aumentam, trazendo desta forma novas dúvidas a respeito da economia do Brasil.

Infelizmente, só será possível saber qual a direção econômica do Brasil após a resolução de pelo menos grande parte de toda essa crise política vivenciada. Somente após isso, poderemos analisar o estado do mercado financeiro com mais precisão. Até lá, as incertezas sobre o que pode acontecer e de como tudo isso se desenrolará são gigantes, pois podemos ter crescimento no número de desempregados no Brasil, aumento na inflação, podendo desrespeitar a meta implantada e, até mesmo, o aumento novamente nas taxas de juros.

Essa crise política pode então persistir por algum tempo, trazendo mais prejuízos para o Brasil, mas de qualquer forma, se o custo para limpar o então cenário governamental e a corrupção que possuímos for este, trazendo novos rumos de esperança mais a frente, pode ser de grande valia todo esse sacrifício que está sendo vivenciado pelo povo brasileiro.

A atual crise política do Brasil (3)

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: