Mecânica básica: hora de trocar os óleos do carro

É de suma importância sempre manter o seu veículo em bom estado de conservação, seja ele visual ou mecânico. Normalmente, donos de carros em bons estados mecânicos conservam consequentemente também o visual desses veículos, tanto pelo interior ou exterior dos mesmos, mas claro, na hora de comprar um carro, não se pode levar isso em conta.

Dessa maneira, quando você for efetuar a compra de um veículo, principalmente sendo este um usado, é de bom agrado saber ao menos as noções básicas de mecânica para conhecer o estado do carro, diminuindo as chances de entrar em um negócio ruim, que só te trará preocupação e prejuízo.

Mecânica básica (3).jpg

Manter o carro em bom estado de conservação é a garantia de maior longevidade, segurança e tranquilidade, por isso, conhecer as noções básicas de mecânica é um detalhe importantíssimo para quem quer deixar o carro sempre em dia e, economizar um bom dinheiro. Também é uma forma de fiscalizar o conserto de seu veículo quando este for a alguma oficina, dessa forma, minimizando qualquer ato desonesto por parte de profissionais da área.

Referente ao trabalho de um mecânico é de grande ajuda ter um profissional de sua confiança, pois desta maneira, além de conhecer a honestidade deste trabalhador, provavelmente as chances de seu carro trazer novos problemas são menores, sem contar o fator financeiro, que provavelmente será cobrado de acordo com o que realmente foram realizados os determinados serviços.

Por isso, caso não possua nenhum profissional da área de confiança, saber das noções básicas de mecânica ajudarão você a fiscalizar melhor o serviço prestado, analisando ainda o valor que está sendo cobrado. Claro que algumas vezes não saberemos ao certo, com exata precisão, se aquele serviço está sendo cobrado de forma honesta ou se foi realizado de maneira correta, mas conhecer um pouco da básica mecânica ajudará e muito a fiscalizar essa situação.

Possuir ou adquirir um veículo que já tem mais de quatro ou cinco anos da sua produção e está rodando, com certeza não será como comprar um carro zero, já que alguns reparos podem ser necessários e se ainda não foram feitos por parte do antigo proprietário, desta forma, conhecer um pouco sobre as noções básicas de mecânica ajudará também na análise de eventuais problemas que este possa possuir, verificando desta forma, se vale a pena adquirir o bem ou não. Detectando esses problemas, o negócio pode ser mais vantajoso, podendo ser renegociado o valor do carro, descontando do pagamento assim, os reparos que serão feitos por parte do novo proprietário.

Mecânica básica (2).jpg

Outro fator importante, e que já mencionamos acima, é a questão financeira. Compreendendo as noções básicas de mecânica, você acabará gastando menos com oficinas, tanto por parte de qualquer profissional desonesto que venha a cobrar-lhe mais do que realmente vale o serviço, fato já exposto acima, quanto realizando os serviços básicos você mesmo, evitando assim, gastos extras, ou seja, fazendo por conta própria os trabalhos mais fáceis e que não existem segredos, apenas um conhecimento básico para ser efetuado,

economizando assim o dinheiro que seria pago para algum profissional pelo serviço prestado.

É de extrema importância que estes trabalhos básicos sejam considerados apenas de produtos para melhor funcionamento do motor e outros equipamentos. Se tratando de problemas mais sérios, é de extrema importância que o veículo seja encaminhado para um bom profissional da área, priorizando desta maneira, a sua segurança e de seus passageiros.

Dentre os trabalhos mais básicos e que podem ser efetuados pelo próprio proprietário do veículo, está à troca do óleo e de outros fluídos. Conhecendo a básica mecânica de um veículo, certamente fará com que você entenda sobre os óleos do carro e desta maneira, faça por si mesmo a troca destes.

Tratando do assunto, quando é necessário realizar a troca do óleo do motor? Como identificar a necessidade? Muitas vezes a troca não é necessária, mas verificar o nível do óleo é importante para se necessário completar o mesmo. Para verificar isto, retire a vareta do motor e com um pano limpe-a bem. Feito isto, coloque novamente a vareta no motor até encostar e a retire de novo. Na ponta dessa vareta existem duas linhas, se a marca do óleo estiver entre elas, está de acordo e não há a necessidade de completar. Estando abaixo da primeira linha, será necessário completar. Importante aguardar ao menos 10 minutos com o carro desligado para medir a quantidade de óleo no motor.

Já para fazer a troca do óleo, esta pode ser realizada com base na quilometragem rodada desde a última troca, dependendo do tipo da base do lubrificante, ou seja, utilizando óleo com base mineral, o seu veículo poderá rodar 5 mil quilômetros para a troca do mesmo. Utilizando óleo sintético, o carro poderá rodar até 20 mil quilômetros para aí sim realizar a troca por outro óleo novo.

Sem contar o óleo do motor, conhecer as noções básicas de mecânica farão com que você consiga também identificar a hora para a troca de outros fluídos do carro, como o do freio, limpador de para-brisas, câmbio, refrigeração e direção hidráulica.

Mecânica básica (1).jpg

 

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: