TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM – Sistema de Controle de Tração

O público feminino tem aderido cada vez mais à vida sob duas rodas, e esse fato além de movimentar o mercado moto ciclístico, também proporcionou a possibilidade de um maior desenvolvimento de novas tecnologias em motos do setor, porque a adesão e a crescente movimentação do mercado favorecem diariamente o investimento em novas tecnologias em motos.

Muitas dessas novas tecnologias foram pensadas para não apenas aumentar o desempenho das motos, mas também para proporcionar maior segurança e conforto para quem pilota. Os investimentos nessa área apostam em engrenagens que trabalham nas rodas, no pedal, no acelerador e até na suspensão, aumentando o desempenho da moto em situações imprevisíveis.

Andar de moto ficou muito mais seguro. As mulheres que já optam pela moto por conta da praticidade, rapidez e agilidade para as rotinas corridas a que são submetidas, agora tem ainda mais motivos para apostar nesse meio de transporte que está cada vez mais sendo pensado a partir de novas tecnologias em motos. O perfil da mulher que pilota moto é muito diversificado, as mulheres não estão buscando apenas motos pequenas para transporte diário, as motos de alta cilindrada fazem parte da vida das mulheres também, a moto como estilo de vida é uma realidade tão feminina quanto masculina.

TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM (2).jpg

Uma dessas novas tecnologias em motos que chegou pra revolucionar a vida de motoqueiras e motoqueiros é a TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM, ou para facilitar, o Sistema de Controle de Tração. Esse sistema atua com sensores nas rodas, controlando instantaneamente a velocidade da roda dianteira e traseira quando há uma situação deslizante. Ele atua com a tecnologia de dados da ECU (Engine Control Unit), que permeia a velocidade da ignição para a recuperação da tração dos pneus.

Essa tecnologia é extremamente eficaz, e tem garantido a segurança em motos de alta cilindrada que podem ser mais velozes e por esse motivo precisam de um amparo e cuidado maior com a segurança.

O sistema de Controle de tração vai permitir maior estabilidade em diferentes cenários

Como funciona o Controle de Tração?

Normalmente, o controle de Tração age através de um comando central que trabalha as informações dos sensores de velocidade, que captam a variação brusca, como a derrapagem, por exemplo, e automaticamente interage com os dados e corta a potencia do motor.

Com as novas tecnologias em motos esse controle vai agir com maior eficácia, fazendo com que o comando via sensor seja mais hábil. Essa tecnologia sensorial que passa a ser utilizada nas novas motos está aposentando os antigos sistemas de cabeamento de comando, tornando as motos mais seguras e práticas de serem pilotadas.

TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM (1)

Um modelo que aderiu essa tecnologia e tem ganhado muita aceitação é a Yamaha R1 2017, além de ter 1000cc ela tem motor de 182 cavalos, e o Sistema de Controle de Tração vai fazer dela um diferencial para a segurança e conforto. Além disso, para mulheres que buscam motos grandes com potencial não apenas para transporte, mas para viajar, para o lazer, ou pelo simples prazer de pilotar uma maquina de alta cilindrada, esse modelo tem uma estética muito ousada, e permite manobras mais radicais. É com certeza um modelo que tem muita versatilidade para oferecer para o mundo das motos.

Mais tecnologia e mais segurança

As motocicletas que possuem Sistema de Controle de tração podem oferecer muito mais segurança em inúmeros cenários diferentes. O TCS vai ser muito útil em vias não asfaltadas, por exemplo, porque vai permitir que o comando chegue à central com mais rapidez, e permita um melhor controle da condução da moto a partir da diminuição da potencia que vai ser desencadeada automaticamente.

Assim também o Sistema de Controle de tração vai ser muito útil quando a piloto conduzir em vias úmidas que aumentam a probabilidade de derrapagem, e claro, a velocidade empregada sempre vai ser determinante para a eficácia do Sistema, que vai permitir uma estabilidade entre as duas rodas, com a segurança que só mesmo as novas tecnologias em motos podem nos oferecer.

TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM (3).jpgOutro fator que vai fazer toda diferença a atuação desse sistema é o fato de como ele age como um controlador da velocidade, se acidentalmente a pessoa que pilota acelerar a mais em algum momento, ou seja, acelerar na hora errada, um tombo ou colisão seria a certeza. Com esse sistema, a aceleração vai ser constantemente controlada, e isso não vai mais acontecer, mesmo que haja um descuido.

Esse sistema significa uma revolução nas novas tecnologias em motos e seu diferencial vai ser sempre possibilitar através de técnicas sensoriais, mais aderência e estabilidade nas pistas e nas curvas. É uma forma de garantir mais segurança para quem pilota, e claro, para quem convive com as motocicletas no dia-a-dia.

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: