O público feminino tem aderido cada vez mais à vida sob duas rodas, e esse fato além de movimentar o mercado moto ciclístico, também proporcionou a possibilidade de um maior desenvolvimento de novas tecnologias em motos do setor, porque a adesão e a crescente movimentação do mercado favorecem diariamente o investimento em novas tecnologias em motos.
Muitas dessas novas tecnologias foram pensadas para não apenas aumentar o desempenho das motos, mas também para proporcionar maior segurança e conforto para quem pilota. Os investimentos nessa área apostam em engrenagens que trabalham nas rodas, no pedal, no acelerador e até na suspensão, aumentando o desempenho da moto em situações imprevisíveis.
Andar de moto ficou muito mais seguro. As mulheres que já optam pela moto por conta da praticidade, rapidez e agilidade para as rotinas corridas a que são submetidas, agora tem ainda mais motivos para apostar nesse meio de transporte que está cada vez mais sendo pensado a partir de novas tecnologias em motos. O perfil da mulher que pilota moto é muito diversificado, as mulheres não estão buscando apenas motos pequenas para transporte diário, as motos de alta cilindrada fazem parte da vida das mulheres também, a moto como estilo de vida é uma realidade tão feminina quanto masculina.
Uma dessas novas tecnologias em motos que chegou pra revolucionar a vida de motoqueiras e motoqueiros é a TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM, ou para facilitar, o Sistema de Controle de Tração. Esse sistema atua com sensores nas rodas, controlando instantaneamente a velocidade da roda dianteira e traseira quando há uma situação deslizante. Ele atua com a tecnologia de dados da ECU (Engine Control Unit), que permeia a velocidade da ignição para a recuperação da tração dos pneus.
Essa tecnologia é extremamente eficaz, e tem garantido a segurança em motos de alta cilindrada que podem ser mais velozes e por esse motivo precisam de um amparo e cuidado maior com a segurança.
O sistema de Controle de tração vai permitir maior estabilidade em diferentes cenários
Como funciona o Controle de Tração?
Normalmente, o controle de Tração age através de um comando central que trabalha as informações dos sensores de velocidade, que captam a variação brusca, como a derrapagem, por exemplo, e automaticamente interage com os dados e corta a potencia do motor.
Com as novas tecnologias em motos esse controle vai agir com maior eficácia, fazendo com que o comando via sensor seja mais hábil. Essa tecnologia sensorial que passa a ser utilizada nas novas motos está aposentando os antigos sistemas de cabeamento de comando, tornando as motos mais seguras e práticas de serem pilotadas.
Um modelo que aderiu essa tecnologia e tem ganhado muita aceitação é a Yamaha R1 2017, além de ter 1000cc ela tem motor de 182 cavalos, e o Sistema de Controle de Tração vai fazer dela um diferencial para a segurança e conforto. Além disso, para mulheres que buscam motos grandes com potencial não apenas para transporte, mas para viajar, para o lazer, ou pelo simples prazer de pilotar uma maquina de alta cilindrada, esse modelo tem uma estética muito ousada, e permite manobras mais radicais. É com certeza um modelo que tem muita versatilidade para oferecer para o mundo das motos.
Mais tecnologia e mais segurança
As motocicletas que possuem Sistema de Controle de tração podem oferecer muito mais segurança em inúmeros cenários diferentes. O TCS vai ser muito útil em vias não asfaltadas, por exemplo, porque vai permitir que o comando chegue à central com mais rapidez, e permita um melhor controle da condução da moto a partir da diminuição da potencia que vai ser desencadeada automaticamente.
Assim também o Sistema de Controle de tração vai ser muito útil quando a piloto conduzir em vias úmidas que aumentam a probabilidade de derrapagem, e claro, a velocidade empregada sempre vai ser determinante para a eficácia do Sistema, que vai permitir uma estabilidade entre as duas rodas, com a segurança que só mesmo as novas tecnologias em motos podem nos oferecer.
Outro fator que vai fazer toda diferença a atuação desse sistema é o fato de como ele age como um controlador da velocidade, se acidentalmente a pessoa que pilota acelerar a mais em algum momento, ou seja, acelerar na hora errada, um tombo ou colisão seria a certeza. Com esse sistema, a aceleração vai ser constantemente controlada, e isso não vai mais acontecer, mesmo que haja um descuido.
Esse sistema significa uma revolução nas novas tecnologias em motos e seu diferencial vai ser sempre possibilitar através de técnicas sensoriais, mais aderência e estabilidade nas pistas e nas curvas. É uma forma de garantir mais segurança para quem pilota, e claro, para quem convive com as motocicletas no dia-a-dia.
Publicado por