Vinhos… espumantes… um sabor a parte!

Os vinhos acertam diversos paladares e não são restritos a classe social ou gênero. Não há como se escolher um vinho pensando se é um vinho de mulher ou de homem, como muitos acreditam.

Existe uma crença de que mulheres gostam de vinho doce e isso não corresponde a uma realidade, as mulheres definitivamente não tem um paladar suave.

wine-619452

Você sabia que a história da viúva Clicquot deu origem as famosas garrafas de Champagne Veuve Clicquot?

 Contando rapidamente…

A francesa Barbe-Nicole Clicquot era casada com um promissor fabricante de vinhos e vivia sua vida confinada entre a cozinha e a sala de estar. Quando ela tinha 27 anos, seu marido morreu de uma febre tifoide. Ela então assumiu a vinícola da família com grande força e determinação. Poucos acreditavam que ela conseguiria o sucesso dos negócios sem nenhuma formação ou experiência. Seus vinhos suaves e borbulhantes caíram nas graças dos soldados estrangeiros que lutavam na França e estes, voltaram às suas terras de origem, espalhando aos quatro ventos as delícias das bebidas produzidas por Barbe-Nicole. A fama se espalhou rapidamente pela Europa, sendo assim, ela se tornou uma das mulheres mais ricas e influentes da época, fundadora do império Clicquot. A viúva morreu aos 89 anos sem jamais voltar a se casar e muitos usam até hoje, em seus negócios, suas lições em como tornar um produto o representante de sua categoria.

veuve-clicquot-champagne-sugar-baby-daddy-mundo

Voltando aos vinhos

Combinando vinhos com comidas

Não existe uma fórmula para as combinações, mas para não errar feio, procure algumas combinações básicas, como:

  • Massa com molho de tomate – Chianti / Merlot / Pinotage
  • Carnes – Tannat / Malbec / Cabernet Sauvignon
  • Frutos do mar – Sauvignon Blanc
  • Queijos – Chardonnay
  • Entradas (canapés e etc.) – Espumantes e Rosés leves.

appetizer-2802

Aprendendo um pouco sobre vinhos

Se você está iniciando no mundo dos vinhos, a dica é começar com os mais leves e os espumantes. Cada um levanta a taça que mais lhe agrada, isso é uma verdade, e para quem inicia nesse novo paladar, seguem alguns tipos preferidos das mulheres. Escolha um para iniciar ou refine o que você já conhece.

  • Malbec argentino – com várias frutas e toque doce é um vinho que combina com os mais diversos paladares.
  • Chianti – vinho tinto seco, com notas de fruta muito concentrada, é produzido com as uvas Sangiovese e Canaiolo.
  • Espumante Aurora Moscatel –super leve com aromas bem florais, excelente para quem está começando a apreciar o mundo dos vinhos. Sirva gelado.
  • Espumante Deseadoespumante argentino produzido na Patagônia, doce e com muito frescor, é uma opção extremamente agradável.
  • Salton Poética Roséespumante com uma cor incrível, com cremosidade aliada a um frescor e notas de frutas e flores.
  • Crios Torrontésvinho produzido pela Susana Balbo, uma enóloga da Argentina. A uva Torrontés é extremamente aromática e tem um ótimo frescor, definitivamente um vinho de fácil aceitação e agradável. Boa pedida para comidas leves.
  • Miolo Gamay 2016vinho tinto produzido no Brasil, é fabricado por um processo diferenciado, chamado maceração carbônica. Esse processo propicia um excelente toque de frutas e muito pouco tanino.
  • Carmenére – Aromas do campo à taça, trazendo o herbáceo de volta a vida urbana.
  • Beaujolais – um vinho que não falta nas mesas francesas, com boa acidez, é um coringa nas harmonizações. Você pode até colocar um pouquinho na sua receita culinária.
  • Cabernet Sauvignon ou um Tannat – feitos com uvas mais tânicas (sabor mais forte e te dará uma sensação de travamento na boca).

Dica: enquanto seu espumante está no freezer, deixe as taças que serão utilizadas na geladeira, sendo assim, na hora de servir, ele ficará gelado por mais tempo já que o cristal também estará gelado e o colarinho será bem menor.

wine-leaf-1720133

O importante é provar e escolher o sabor que mais combina com seu estilo e personalidade. Se você combinar a ocasião, seu humor, o embalo dos amigos, amores e diversão, o vinho escolhido será o toque pessoal da sua festa.

E se for beber sozinha ou a dois, aproveite e prove tudo o que puder até achar o ideal para cada ocasião.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: