O CAMINHO DE SANTIAGO E O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA

france-2451836

O que é o Caminho de Santiago?

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos por peregrinos que vão em direção a Santiago de Compostela, desde o século dezenove, para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo sepulcro deve se encontrar na catedral de Santiago de Compostela.

Na Europa Medieval, essa peregrinação foi uma das mais concorridas, só sendo superada pela Via Francigena, que era uma peregrinação com destino a RomaJerusalém.

Por um tempo esquecida, nos anos de 1980 o Caminho de Santiago voltou a ganhar popularidade e cresce ano a ano substancialmente, mesmo sem motivos religiosos. O Caminho de Santiago tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Os caminhos percorridos por essa peregrinação são espalhados por toda a Europa. O Caminho de Santiago é geralmente feito a pé, mas também pode ser feito de bicicleta, a cavalo, ou até de burro.

O Caminho de Santiago é associado popularmente há séculos à Via Láctea, por supostamente indicar o caminho para Santiago de Compostela à noite. Via Láctea é um dos nomes dado ao Caminho e um dos nomes populares da galáxia em Espanha e Portugal é Caminho ou Estrada de Santiago.

Se preparando para fazer o Caminho de Santiago

  • Prepare seu corpo

Você deve ter um prepara físico, uma das coisas que você pode fazer é caminhar por uma hora todos os dias durante a preparação para fazer o Caminho de Santiago. Use, de preferência, botas que irá calçar na viagem, assim seus pés já vão se acostumando com o formato do calçado, diminuindo o provável aparecimento de bolhas que podem surgir durante a sua caminhada.

  • Faça um check-up
    Não deixe de fazer exames de rotina com seu médico, principalmente a parte cardíaca.

Caminhar por vários dias, vários quilômetros requerem que sua saúde esteja em dia.

É importante consultar um ortopedista para prováveis dor nas pernas, e não esqueça do dentista. Ninguém merece ter dor de dente no meio da viagem.

  • Se informe

Pesquise sobre tudo da viagem, em vários locais da internet e revistas, converse com pessoas que já fizeram o Caminho de Santiago. Saiba como ele surgiu, suas tradições, personagens, pontos principais do trajeto, pontos de apoio e demais dúvidas e informações.

  • Viva o essencial

Leve o mínimo possível de roupas e itens pessoais em uma mochila. É importante que a mochila seja de material leve, porque senão ela pode pesar demais, até mesmo que as roupas e itens que você precisa.

spain-2451831

Sua mochila não pode ser mais pesada que 10% do seu peso corporal.

Ressaltando que um dos principais ensinamentos do Caminho de Santiago é saber viver com o essencial.

  • Planeje com eficácia os gatos da viagem

Esqueça os gastos com a parte aérea, você pode gastar apenas mil euros para fazer o Caminho de Santiago, por 30 dias, no entanto para você isso precisará dormir em albergues municipais, fazer sua própria comida e deixar gastos não essenciais para trás.
Existem também albergues privados, o Menu do Peregrino nos restaurantes pelo Caminho e os menus do peregrino, assim você pode ficar mais confortável por 1.400 euros.

Divida o total do dinheiro a ser gasto pelo número de dias.

  • Observe seus limites e não os ultrapasse

Todos os dias há uma etapa do Caminho de Santiago que você terá de cumprir. Essas etapas têm em média vinte e dois quilômetros entre o início e o final. Entretanto, se você se sentir muito cansado ou alguma coisa lhe acontecer, pare na próxima cidade e recomece no dia seguinte.

  • Use uma bengala ou cajado

Todo o terreno do Caminho de Santiago é muito acidentado, com muitas subidas e descidas, sendo assim i cajado será muito útil durante o trajeto, ajudando em impulso na subida e auxiliando a segurar a velocidade nas descidas, prevenindo assim forçar muito os joelhos.

  • Esteja de coração aberto para conhecer novas culturas
    Você terá pessoas de todas as partes do mundo ao seu lado, com crenças, cultura e classes sociais diferentes. Todos buscam a rota de Compostela para reflexão a aprendizado. Procure aprender e observar a todos para que aprenda muitas coisas com todos que cruzarem seu caminho.

spain-2456197

  • Por alguns momentos, caminhe sozinho

Aproveite nessas horas para se observar mais, se conhecer. Longe dos ruídos do cotidiano, você pode resgatar antigas lembranças importantes que quase foram apagadas e estavam, até agora, escondidas em seu subconsciente.

  • Segure sua ansiedade
    À medida que você avança nos quilômetros do percurso, a vontade de chegar logo, aumenta. Se você não segurar a ansiedade, a etapa fica mais longa e cansativa. Um dos maiores propósitos do Caminho de Santiago é desenvolver a sua paciência.

 

Se você não se sentiu tentado a fazer do Caminho de Santiago sua meta de viagem para hoje ou o futuro, escolha outra viagem, mas estabeleça um sonho e escreva em algum lugar, isso irá motivar sua vida para o alcance de seu sonho.

Fontes: G1 / Wikipédia

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: