Bicicleta como lazer, transporte, turismo e esporte

Ciclismo

A indústria de bicicletas vem crescendo em todo mundo, devido a crescente conscientização e preocupação da população com a proteção ambiental e a sustentabilidade.

Esse tipo de transporte nos traz lazer, bem-estar, saúde, alegria e diversão. Além de ser um transporte não poluente, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade como um todo, pois não emite os gases nocivos à saúde, como: carros, ônibus, e etc.

Andar de bicicleta é um excelente exercício físico, fortalecendo a musculatura, melhorando a função respiratória, circulatória e cardiovascular. Também estimula a produção de serotonina, que faz com que as pessoas se sintam mais felizes.

bike-190483_1280.jpg

Uma ótima pedida para os dias em família, além de integração e lazer, desenvolve o sistema de coordenação motora das crianças. Depois de passar um tempo esquecida nas garagens dos prédios, retorna ao mercado com força total, contando com incríveis modelos de bicicletas para todos os gostos.

Como escolher a minha bike?

Ao escolher o seu modelo, leve em consideração o conforto, peso, qualidade da marca e claro, aprovação pelos órgãos governamentais responsáveis. Cheque as avaliações com relação a resistência e segurança.

Se deseja praticar Mountain Bike, escolha um modelo próprio para isso, devido aos desníveis que serão encontrados na prática do esporte. As MTB normalmente têm pneus mais largos e quadros reforçados, além de tipos de marcha para cada inclinação de terreno.

Você sabia que existem aplicativos só para lhe ajudar na prática do ciclismo?

Pois é, a tecnologia está em todo lugar e os aplicativos de celular para ciclismo contam consumo de calorias, monitoram treinos e ainda te mostram os melhores trajetos.

Alguns deles são:

  • Garmin Connect → mede velocidade, distância, e ainda conta com um sistema de integração em tempo real com outros ciclistas conectados.
  • Instant Heart Rate → mede os batimentos cardíacos a partir de uma câmera.
  • Ride ID → armazena seus dados médicos em caso de emergência.
  • BikeCal→ fica de olho nas calorias gastas.
  • BikeDoctor 2 → soluções de problemas mecânicos da bike.
  • Cyclemeter→ mede consumo calórico, velocidade média e máxima e batimento cardíaco.
  • Ostrava → além dos monitoramentos completos, ainda mostra o trajeto no Google Maps. Você, inclusive, pode cadastrar trechos e competir entre usuários do sistema.

A bicicleta traz a possibilidade de respirar ar puro e ver a natureza enquanto passeia, e ainda é ótima para ser usada em visitas a parques, praças e museus.

woman-2711279_1920.jpg

Existem também outras opções de esportes para a bike, como a Cross bike, aonde ocorre o ciclismo por trilhas e florestas.

Agora pegue a sua bicicleta enferrujada, conserte e vamos pedalar!

Prevenindo doenças e cuidando da saúde

Usar a bike como atividade física, atua em diversas partes do seu corpo: na queima de calorias e gorduras; fortalecimento dos músculos dos braços, pernas, barriga e bumbum; melhora a circulação cardiovascular; estimula o sistema imunológico, tornando o organismo propenso a combater vírus e bactérias; reduz os níveis de triglicerídeos; previne doenças crônicas como obesidade e colesterol alto, entre outros benefícios…  Ela é uma academia completa e ainda te proporciona estar em família ou grupo de amigos, ver a natureza, olhar o céu, as nuvens, as pessoas e respirar a céu aberto!

 A bicicleta como hobby

O turismo europeu é bastante voltado para o ciclismo. Modalidades como o Bike Tour, BikeBoat Tour (que são bicicletas e barcos, combinados na mesma atividade) e a Road Bike (passeios de bike na estrada) já contam com o apoio de empresas de turismo especializado nesses tipos de eventos.

No Brasil, já existem grupos organizando passeios de bike, mas pensando e comparando a outros países, em relação aos investimentos em ciclovias, ainda estamos engatinhando.

Bicicleta como esporte

enduro-1474268_1920

Sabemos que o ciclismo é um esporte em si, mas de forma geral, abrange várias modalidades. Dentre elas, uma novidade é o radball, que é um futebol de bicicleta, tal como o velho futebol de salão, sendo que os gols são feitos de bicicleta.

Outras atividades já são mais conhecidas por aqui: o Cross Bike, cheio de saltos, mais radical, para os viciados em adrenalina; e o Speed, ou ciclismo de estrada, é o mais indicado para quem curte velocidade e bicicletas leves.

Mas não complique senão é seu objetivo, basta colocar uma roupa bem confortável e sair pedalando por aí. Não se preocupe com trilhas, pistas ou locais específicos para praticar.  Sinta o vento na pele em longas descidas, em traçados retos ou sinuosos, com prazer e segurança.  Mais simples e saudável que isso, impossível.

 O Moutain Bike é muito difundido, com muitas competições, trilhas e grupos. Mesmo sendo mais dispendioso, é necessário se deslocar até locais específicos para a sua prática. O que vale nesse tipo de esporte é o contato com a natureza e as novidades descobertas em cada pista.

Sem timidez! Os iniciantes são sempre bem-vindos aos grupos de ciclismo, que são organizados para acolher bem os novatos, sendo muito fácil se entrosar.

Ciclismo na Europa

A indústria ciclista na Europa emprega mais pessoas hoje do que as de aço, por exemplo. E o governo Europeu percebeu que investir nessa indústria lhe fornece um retorno econômico muito maior do que imaginava. Sendo assim, passou a investir em ciclovias e estimular a população a usar a bicicleta como meio de transporte, recebendo um ganho adicional nas despesas com transporte público, nas alterações climáticas e no orçamento da saúde.

Não tardou para os europeus terem consciência do uso da bike como transporte público, ou complementar a este, já que é mais rápido, prático, saudável e não poluente. Combinação perfeita com inúmeros benefícios.

Por exemplo: você sabia que os carros, em um engarrafamento, transitam, em média, a uma velocidade de 15 a 20km/h e a bike a uma velocidade de 16 a 32 km/h? Olha só que diferença!

O velho continente, já vem colhendo os frutos de sua decisão de investir no ciclismo há bastante tempo.

Com o aumento do uso de bicicletas, o continente pode comemorar:

  • Menores índices de poluição
  • Redução do estresse e do sedentarismo
  • Gerações mais saudáveis
  • Redução do orçamento da área de saúde
  • Melhora no desenvolvimento infantil, pois os pequenos já entendem, desde os anos mais tenros, que as bikes serão uma presença constante em suas vidas.

 beach-1838331_1920

Melhores lugares para se andar de bicicleta na cidade do Rio de Janeiro:

  1. Orla da praia de Copacabana, Ipanema e Leblon

Com um caminho linear de nove quilômetros de uma vista maravilhoso e uma excelente estrutura, torna o ciclismo um lazer muito prazeroso.

  1. Orla da praia da Barra da tijuca, Reserva, Recreio, Macumba e Prainha.

Não tão linear e fácil como o anterior, já que sua extensão é de vinte e cinco quilômetros. A presença da natureza é mais forte nesse trajeto, pois o local tem menos interferência comercial. Ainda dá para um mergulho gelado na Prainha na parte da manhã! a água gelada no período da manhã.

  1. Lagoa Rodrigo de Freitas

Saindo um pouco da praia, este trajeto ainda é a uma das melhores pedidas da cidade para o ciclismo. No caminho você poderá ver o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, o Morro do Cantagalo, entre outros verdadeiros cartões postais da cidade. O clima também é mais ameno, para quem não curte muito calor e sol. A ciclovia tem uma extensão de 7,38 quilômetros e possui demarcações a cada cem metros.

O que falta para você começar hoje a andar de bicicleta? Vamos lá: escolha seu modelo ideal, modernize a sua velha bike, compre um capacete para sua segurança, e saia pedalando por aí. Você não vai se arrepender, os ganhos são maiores do que você! Espero te encontrar por aí!

 

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: