A evolução da comunicação escrita

Você já pensou como seria se a sua mensagem de texto demorasse meses para chegar até no destinatário e mais alguns meses para que você pudesse obter uma resposta? E se aquelas notícias sobre o mundo todo que você lê nos sites jamais chegassem até você? Parece muito ruim, não é?

letters-2213632

Houve um tempo na comunicação escrita que a realidade era exatamente essa. Uma simples notícia de doença na família só poderia ser comunicada aos parentes distantes por meio de uma carta, que era entregue por alguém que ia viajar para a cidade de destino da mesma. Quando os namorados apaixonados queriam se comunicar, não podiam mandar mensagens cheias de coração durante o dia todo. As palavras eram trocadas em bilhetinhos, que muitas vezes carregavam os perfumes dos amantes.

Toda essa complexidade na comunicação escrita fazia parte do dia a dia daqueles que vieram antes de nós. Toda essa facilidade que temos nos tempos atuais surgiu há muito pouco tempo. A tecnologia e a internet colocaram o mundo na palma de nossas mãos, tornando a interação humana algo muito mais fácil do que nos primórdios.

A evolução da comunicação escrita: os anos 70 e o enfraquecimento do papel

Como citamos anteriormente, a tecnologia das mensagens instantâneas e da comunicação pela tela do computador e do celular é algo muito novo.

Nos anos 60, as pessoas e até mesmo as empresas, ainda faziam uso das cartas e dos envelopes para fazer a sua comunicação. Isso era muito demorado e acabava por atrasar muitos negócios importantes.

Foi no início dos anos 70, nos Estados Unidos que surgiu a primeira plataforma de comunicação pelo computador. O aplicativo criado pelo programador Ray Tomlinson se chamava send menssage. Ele permitia a troca de mensagens entre usuários, desde que estivessem conectados no mesmo computador.

No início, o e-mail era considerado apenas um lugar para trocas de mensagens, mas que possuía muitas falhas e que não era acessível para a população em geral. Porém, com o passar do tempo e com o aprimoramento desse tipo de comunicação o correio eletrônico realmente surgiu e passou a fazer parte da vida de muitas pessoas.

A evolução da comunicação escrita: os anos 90 e a popularização na internet

A internet que nós conhecemos hoje é muito diferente daquela que as pessoas usavam nos anos 90. Porém, foi nessa época que ela começou a ser construída, e assim a comunicação escrita passou a ter a necessidade de ter plataformas de e-mail mais pessoais.

Foi um indiano que criou a primeira plataforma de e-mail gratuita. Porém, com a explosão da internet nessa época surgiram várias e várias plataformas diferentes. Os usuários começaram a aderir a elas. Porém, a procura foi tão grande que algumas vieram a comprar o direito das outras por nada menos do que 400 milhões.

ipad-820272

A evolução da comunicação escrita: a revolução do Gmail

Mesmo com todas essas plataformas de e-mail disponíveis, os usuários sentiam falta de ter mais liberdade na sua comunicação. Isso porque o envio de fotos e vídeos, por exemplo, não era possível, já que o espaço de armazenamento disponível nessas plataformas era muito pequeno.

Porém, em 2004 surgiu o Gmail. Na época ele foi revolucionário, pois oferecia 1 GB de armazenamento, enquanto outras plataformas comuns ofereciam apenas 6 Mb ou 2 Mb. Ele era tudo o que os usuários precisavam para se sentirem ainda mais à vontade na internet e abandonar quase que completamente a comunicação escrita no papel.

A evolução da comunicação escrita: o surgimento dos bate-papos.

Se nos tempos antigos os namorados utilizavam simples bilhetinhos de papel para se comunicarem, nessa época eles foram substituídos pelos bate-papos.

Eles eram febre entre os jovens da época, que os utilizavam para conhecer pessoas novas e para se comunicar com seus amigos.

Como no caso das plataformas de e-mail, existiam vários tipos de bate-papo, oferecidos por várias empresas diferentes. O usuário escolhia aquele que melhor se adaptava a ele, e passava horas conversando com pessoas que ele nem mesmo conhecia. De certa forma, esse foi um dos primeiros passos para a comunicação instantânea que temos hoje.

A evolução da comunicação escrita: a era da agilidade

É inegável que nós vivemos hoje na era em que a comunicação é mais fácil. Para chegar até a esse ponto nós passamos por uma série de coisas.

Nos tempos atuais, a comunicação acontece principalmente pelo celular. Isso é uma das maiores provas da facilidade que obtemos, já que em todos os outros momentos ter um computador era imprescindível.

Alguns acreditam que com o grande número de mensagens que trocamos por minuto a particularidade e intimidade da comunicação tem diminuído. Já outros acreditam que toda essa tecnologia que nos rodeia vem para unir e fazer com que nós tenhamos cada vez mais contato com aqueles que amamos.

O que vale na verdade é entender que sem a comunicação escrita nós não somos nada, mas que vez por outra, o contato pessoal também é imprescindível. Quando encontrarmos um ponto de equilíbrio entre esses dois eixos, com toda a certeza seremos ainda mais evoluídos e felizes.

como-fazer-envelope-de-carta-5

Mas há de se confessar que as cartas deixam saudades… Amigos de viagens que costumávamos trocar confidências pelos papéis de carta perfumados e coloridos, com seus papéis de seda, acabaram se perdendo. E fica aquela nostalgia ainda presa em nosso coração, com a sensação de que algo se foi.

Ao mesmo tempo, a internet nos proporcionou vários reencontros inimagináveis! Então, aderindo a era tecnológica, sem perder o romantismo, use a abuse dos áudios e dos bonequinhos animados nas mensagens, para que ela chegue mais perto da emoção que deseja passar na sua mensagem.

 

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: