Usando as flores para decorar e energizar sua vida

Qualquer ambiente, familiar ou não, pode e deve ser decorado com flores, já que estas deixam o ambiente mais colorido, bonito e com vida.

Pensando em decoração…

Mandacaru: esse cacto precisa de uma área ventilada, mas não exige muito sol. Para as esquecidas, é uma bela pedida, já que sobrevive por vários dias sem rega.

Kalanchoe: apesar de também apresentar resistência a falta de água e se adaptar ao calor, precisa de ambiente com iluminação natural.

Orquídea: linda flor, a preferida de muitas, não deve receber luz diretamente do Sol. Deve ser regada uma vez por semana e quando do nascer das flores, de quinze em quinze dias. Em arranjos, presas em troncos de árvores ou sozinhas, elas são uma fina decoração para ambientes que merecem requinte.

Violeta: as violetas, amadas e populares, não podem ficar na luz direta do Sol, e necessitam de rega uma ou duas vezes por semana. Mas molhe somente a terra, ok?

Margarida: menos exigentes, as margaridas podem ser cultivadas em vasos e plantadas a partir de sementes, como os girassóis. Boas para quem começa a se aventurar no mundo do plantio agora.

bicycle-2163466

Quais flores são ideais em cada estação do ano?

Primavera: Camélia, rosa, cravo, hortênsia, lírio, copo-de-leite, boca-de-leão e algumas orquídeas.

Verão: rosa, cravo, mosquitinho, calla, hortênsia e cherry.

Outono: angélica, gérbera, boca-de-leão, flor de ervilha, animajo, mosquitinho e rosas.

Inverno: flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite, mosquitinho, flor de ervilha, tulipa, rosas e alstroeméria.

E no quarto, pode?

À noite, as flores passam a consumir oxigênio e liberar gás carbônico, no entanto, segundo biólogos, a quantidade liberada, por plantas ou flores, de gás carbônico é mínima, se comparada a liberada por nós seres humanos ou pelos animais. Logo, não há porque se evitar flores no quarto, a não ser por pessoas que são alérgicas ao pólen, é claro. Mas não se entristeça, existem algumas que não liberam pólen, como as orquídeas e os lírios.

Também deve-se evitar aquelas flores e plantas que exalam perfumes muito fortes a noite, o que pode atrapalhar o sono.

rsoe-2795337

Significados e benefícios

Rosas: Para muito são consideradas as mais belas da natureza, e suas cores trazem significados diferentes, vermelha – paixão, a branca – paz e  amarela- alegria. O aromas das rosasfasta vibrações negativas, traz alegria e vitalidade ao coração. E as rosas brancas acalmam o sono e purificam.

Jasmim: este diminui a ansiedade e seu perfume melhora a produtividade e qualidade de sono, aumenta a energia física e promove a harmonia entre casais.

Alfazema: muito agradavelmente perfumada, a alfazema ajuda diminuir o estresse e a ansiedade, diminui a frequência cardíaca e claro, melhora sua qualidade de sono. Para que comprar o aroma, se você pode ter essa linda espécie em sua casa?

Gardênia: muito popular, são bem perfumadas. Elas estimulam o sono e dão um certo alívio para a ansiedade.

Lírio da Paz: o lírio pode melhorar a umidade do ar em até 5%, acabando com os micróbios, ajudam nos sintomas de nariz e garganta seca que incomoda a muitos durante a noite.

Gérbera: de tão coloridas, deixam qualquer um e bom humor. Liberam oxigênio durante a noite, sendo muito benéfica para pessoas acometidas por apneias e alergias.

Lavanda: São bem resistentes ao Sol e ao vento. Seu aroma tem efeito equilibrante e calmante. Muito usada para fabricação de óleo essencial usado no cuidado com o corpo e harmonia espiritual.

lavender-1537694_1920

 

 

 

 

 

Gerânio: boa pedida para ambientes de trabalho. O óleo feito a partir dele, traz coragem para enfrentar desafios, estimula a ousadia e a determinação, e combate o medo. Poderoso anti-estresse.

Gardênia: muito utilizada na fabricação de perfumes, seu aroma reflete amor, nostalgia, paz e proteção.

Azaleia: além de lindíssimas e com aroma suave, a azaleia tem como significados: beleza, fertilidade e harmonia.

Clerodendro: tem um perfume suave e envolvente, trazendo calma e paz interior.

Hortelã: impossível não notar seu aroma ao regar ou tocar em suas folhas. Utilizado na culinária e, também, em processos de cura, estimula a sabedoria e desenvolvimento mental.

Manjericão: muito utilizada na culinária, atrai a boa sorte, prosperidade e felicidade. Também pode ser usada com purificador e incenso.

São muitas as opções de cores, beleza e aromas…. Você deve escolher não só a que mais combina com você, mas também pensar no local certo para colocá-las, pensando não só em iluminação e umidade, como também para evitar aromas que estimulam, por exemplo, em ambientes como os quartos de dormir, aonde se pretende relaxar e adormecer.

balance-1398164_1920

Para os quartos, a lavanda traz um sono tranquilo, afasta a depressão e os pesadelos; a camomila, com seu famoso efeito calmante; a melissa, combate a apreensão e a insônia; a manjerona, ajuda a reconhecer medos inconscientes e promove o desenvolvimento espiritual; e a mandarina, regula os processos metabólicos e diminui a insônia.

O alecrim, por exemplo, é excelente para ambientes aonde se costuma receber os amigos, estudar e sentar para ver um filme. Seu aroma purifica o ar, previne depressões e ajuda a elevar o pensamento.

Os aromas de especiarias como a canela, o tomilho, o manjericão e erva-doce neutralizam cheiros fortes, como o de frituras e acentuam aromas de outras preparações, sendo ótimos para decorar a cozinha.

No banheiro, você pode abusar dos aromas, como lavanda, gerânio e palmarosa, mas lembre-se em escolher aroma característico de limpeza.

Seja qual for a sua escolha, atente-se a se manter em sua originalidade, pois a planta deve combinar com sua personalidade, mantendo o equilíbrio entre seu ambiente e você.

antique-1727536

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: