Outubro Rosa

Chegou o outubro Rosa, um movimento iniciado na década de 1990, para estimular à população a participar no controle do câncer de mama. Nesse mês são inúmeros eventos e informações amplamente difundidas nas redes sociais, com o intuito de conscientizar a todos sobre a doença e proporcionar acesso aos serviços para diagnosticar o câncer de mama e seu tratamento, reduzindo assim, o número de mortes pela doença.

Desde 2010, o INCA – Instituto Nacional do Câncer, participa do movimento, promovendo eventos técnicos, debates, e apresentações falando sobre o câncer de mama, além de distribuir materiais educativos sobre detecção e prevenção precoce da doença.

O que é o câncer de mama e como ele acontece?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que acabam formando um tumor. Entre os mais variados tipos de câncer de mama, existem os de desenvolvimento mais lento, e os com desenvolvimento rápido, daí a importância de detectar e começar o tratamento logo no início da doença, aonde as chances de cura são bem significativas.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, respondendo a 25% dos casos novos de câncer a cada ano. No Brasil, esse percentual sobre até 28,1%.

cancer-1007550

Detecção da doença

O câncer de mama, quando detectado nas fases iniciais, pode ser tratado e ter grandes chances de cura, quando comparado aos outros tipos de câncer que acometem as mulheres. A maioria dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres no autoexame.

Além de estar atenta ao seu próprio corpo, é muito importante que, mulheres de 50 a 69 anos, façam uma mamografia de rastreamento, mesmo quando não há sintomas, numa frequência de dois em dois anos. Esse exame pode ajudar a detectar o câncer antes do início dos sintomas.

O que é mamografia?

É uma radiografia feita nas mamas, por um equipamento de raio x, chamado mamógrafo, que identifica alterações.

Essa mamografia de rastreamento, ajuda na diminuição de mortes causadas por câncer de mama.

Benefícios de fazer a mamografia de dois em dois anos

  • Descobrir o câncer logo no início, tendo assim, a oportunidade de um tratamento menos agressivo.
  • O tratamento precoce, diminuindo as chances de morte pela doença.

O tratamento do câncer de mama

O tratamento varia de acordo com o grau de desenvolvimento do tumor, que após análise médica, definirá se o tratamento será feito por quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Além disso, as características do tumor e da mulher, como entrada na menopausa e outras doenças, também irão afetar a decisão sobre o tipo de tratamento a ser utilizado.

Os tratamentos são indicados para os tumores detectados como malignos. Os benignos, normalmente, são tratados com vigilância do nódulo, para que se tenha o controle sobre tamanho, estrutura e possíveis outros nódulos que possam surgir na mama.

Quando se encontra um câncer de mama metástico, com um tumor muito desenvolvido, pode ser necessário utilizar vários métodos de tratamento ao mesmo tempo, com o objetivo de combater as células cancerígenas e aumentar as chances de cura.

Sabemos que a retirada parcial ou total da mama, é um momento muito difícil para toda mulher, mas temos que levar em consideração que, nos dias atuais, existem inúmeras formas de reconstrução da mama, e lembrar que o apoio da família nesses casos é imprescindível.

Os florais e o câncer de mama

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, oferece uma terapia floral em combinação a medicina tradicional. Essa terapia busca oferecer um equilíbrio emocional e uma melhor qualidade de vida aos clientes.

bach-2785140.jpg

A terapia floral tem como objetivo aliviar o sofrimento do paciente com qualquer tipo e estágio de câncer, aliviando a ansiedade, melhorando o sono, aumento da autoestima, diminuição da percepção da dor e tranquilidade interior.

Mais uma vez, vemos a mãe natureza nos ajudando no combate a doenças, como um presente oferecido aos seres humanos, apesar de nós não sermos tão recíprocos no que concerne a cuidar da natureza, como ela cuida de nós.

Vencendo o câncer de mama

As mulheres são seres únicos, e devem se ver em sua total importância perante o mundo, assim como responsáveis pela sobrevivência da espécie humana.

São elas, que geram a vida e trazem consigo os elementos principais de sobrevivência. Pensando assim, há de se pensar muito antes de se julgar uma mulher, seja qual o for o delito ou mau comportamento que ela tenha tido. Não que não haja exceções e que, não existam mulheres passivas de atos cruéis, mas de um modo geral, o que vemos ainda nos dias de hoje, é a discriminação falta de respeito na sociedade, incluindo o mundo dos negócios.

Vencer o câncer de mama é não somente sobreviver, mas manter-se viva neste mundo que tanto precisa de presença feminina, para ensinar sobre gratidão, resiliência e doação.

Faça o autoexame, procure seu ginecologista regularmente e previna-se! O tratamento precoce do câncer de mama salva vidas.

october-pink-1718025

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: