Crise política ou cívica?

Percebe-se nos dias atuais, uma certa aversão à política por parte, não só dos jovens, mas dos adultos jovens. Não sabemos se por decepção ou descaso, a falta de interesse pela política me parece mais uma aversão a corrupção a que estamos, seguidamente, convivendo desde que o Brasil foi descoberto.

Tudo começou com a famosa frase: POLÍTICA NÃO SE DISCUTE.

Sim, política deve ser debatida. As confusões não são causadas pelo assunto em si, mas pela dificuldade que as pessoas têm em aceitar pensamentos e interesses diversos do seu. E isso é uma falha na educação brasileira, aonde evitamos discutir para evitar aborrecimento, quando, na verdade, deveríamos ensinar a lidar com as diferenças.

person-976759_1920

O que é política?

Política, segundo Aristóteles, é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e também a arte de negociação para compatibilizar e alinhar interesses. O termo tem origem no grego política, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. A política enquanto ciência divide-se em ética e na política propriamente dita.

A ética preocupa-se com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado e com a felicidade coletiva, em termos de política propriamente dita.

É uma ciência prática, que busca conhecimento como meio para ação em prol de um bem-estar tanto individual quanto coletivo.

“Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política” (Pol., 1252a).

Aristóteles

Política em essência

Mesmo sem saber, todos nós praticamos política o tempo todo, desde a hora de nosso nascimento, afinal, o bebê chora para receber atenção e alimento? Isso é política. A criança faz chantagem porque deseja um brinquedo novo, isso é política. Os pais explicam sobre as diversidades, sobre inclusão social, negociam horários e passeios… Isso também é política.

choice-2692575

Então, não se trata de partidos, esquerda ou direita, se trata de política como meio de juntar e unificar as diversidades humanas em prol de um bem maior.

Teoria política

Essa área temática da política agrega contribuições de várias disciplinas, como filosofia política e a história das ideias políticas. Tal teoria tem se dividido em duas maneiras: como teoria política normativa e como teoria política histórica.

A teoria política normativa evolve uma reflexão crítica sobre a realidade que vivemos e como deve ser no futuro, ou seja, uma projeção sobre a ordem política. Já a teoria política histórica, elabora narrativas que envolvem o desenvolvimento da tradição do pensamento político, levando como objetos de investigação ideias de autores clássicos, os conceitos políticos centrais e suas mudanças em dada época ou sociedade, assim como embates ideológicos situados em contextos históricos específicos.

A sociedade ocidental é permeada em toda a sua trajetória pela teoria política e é impossível você separar a história de construção das sociedades das comunidades políticas. Enfim, a teoria política engloba uma ilimitada variedade de perspectivas ideológicas e visões diferentes do mundo.

História

Tradicionalmente quando havia uma discussão acerca de questões na atividade política, usavam-se os termos filosofia ou teoria política. Em fins do século XIX, o pensador italiano Gaetano Mosca (1858/1941) publicou um livro a que deu o título de Elementos de ciência política. Logo, no século XX, virou praxe usar esse nome (ciência política).

No entanto, nos Estados Unidos, especialistas desta ciência entenderam que a disciplina deveria abordar temas atingíveis, ou seja, que poderiam ser medidos. Como comprovação do fato, observa-se o fato de que as pesquisas foram se tornando o aspecto mais importante das campanhas eleitorais.

Importante relembrarmos que a política foi toda construída com base nos conflitos religiosos, aonde se viu a importância de instituir algo que estivesse acima das crenças e do poder da igreja católica ou qualquer religião que reinasse em determinada sociedade.

Política e comunicação

Fora teorias, partidos e lados, pensemos na política como meio de comunicação e de discussão saudável para objetivos em comum. É importante educar e ensinar aos jovens a se comunicarem cada vez melhor, com mais sabedoria e também cautela. A internet, ao mesmo tempo que facilitou enormemente a vida em sociedade, diminuiu as rodas de conversa e o contato físico que o ser humano precisa para sustentar relações de cordialidade e de amor ao próximo.

As mensagens eletrônicas são cheias de desenhos, letras em caixa alta e abreviaturas, mas não exprimem emoção nem envolvem a pessoa com a mesma eficácia que o famoso “olho no olho”. É neste contato, no aperto de mão, no abraço, que estabelecemos a verdadeira conexão fraterna e amorosa, é com a convivência que desenvolvemos a compaixão e a solidariedade, são os olhares que promovem a cumplicidade e nada tem mais força do que uma massa humana enorme unida contra ou a favor de uma causa.

people-378037

Não deixemos de ensinar política às novas gerações. Não deixemos que os sons dos teclados absorvam as conversas em família. Pratiquemos uma política saudável de discussão acerca do mundo e das diversidades, pois só a partir dessas discussões e os sensos comuns gerados pelas mesmas, poderemos encontrar o caminho para uma sociedade mais equilibrada e alinhada em benefício do ser humano, no que diz respeito, não só as necessidades básicas, como também à qualidade de vida.

Publicado por

nemrudenemdelicada

Revista virtual para mulheres nem rudes, nem delicadas, que querem ler sobre assuntos diversos sem estar preso em um site definido para homens ou mulheres. Um canal de informação sem gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: